Rio de Janeiro poderá implantar centro de referência ao tratamento da diabetes

Projeto de lei da deputada Índia Armelau ganha urgência na Alerj com 23 apoiamentos

Rio de Janeiro poderá implantar centro de referência ao tratamento da diabetes
Deputada Índia Armelau quer melhorar a assistência e o tratamento ao diabético

O projeto de lei para que seja criado no Estado do Rio de Janeiro um Centro de Referência ao Diabético (CRB) ganhou urgência na Assembleia Legislativa (Alerj). A proposta apresentada pela deputada Índia Armelau (PL) recebeu apoio de outros 23 parlamentares, conforme publicação desta quinta-feira (06/03) no Diário Oficial.

A intenção é implantar um espaço para oferecer atendimento multidisciplinar, bem como democratizar o acesso ao tratamento tecnológico do diabetes como ferramenta de inclusão social.

No Estado do Rio de Janeiro estima-se que há mais de um milhão (1.394.085) pessoas com diabetes. Destes, 557.634 (40%) ainda desconhecem o próprio diagnóstico, aponta levantamento de 2022 da Associação Carioca dos Diabéticos (ACD).

De acordo com o projeto de lei 1615/2023, o Centro de Referência ao Diabético realizará, de forma gratuita, exames de prevenção e controle da doença, dentre eles o de glicemia, hemoglobina glicada, glicemia pósprandial, frutosamina, além do teste de tolerância a glicose.

O CRD também ofertará atendimento multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas, assim como a realização, de forma gratuita, de cirurgias metabólicas para diabetes tipo 2.

O projeto de lei também estabelece a realização de palestras e cursos de orientação aos pacientes para o preparo de suas refeições, colaborando com a reeducação alimentar, dentre outras ações.

A deputada Índia Armelau justifica que a criação de um centro de referência vai ajudar muito para esclarecer a população sobre os riscos que a diabetes pode acarretar à qualidade de vida, além de permitir que as pessoas possam cuidar da doença de maneira adequada.

"Diabetes é um mal que prejudica demais as pessoas, afeta todo o corpo, interna e externamente, piorando outras doenças. A abertura de um centro de referência para o tratamento é de extrema importância", conclui a deputada Índia Armelau.

Divulgação/Michel Maluf