Estação AFONSO ARINOS (antiga BARRA LONGA)

Município de Comendador Levy Gasparian, RJ

Estação AFONSO ARINOS (antiga BARRA LONGA)
Fonte: Deco Luiz
Estação AFONSO ARINOS (antiga BARRA LONGA)
Estação AFONSO ARINOS (antiga BARRA LONGA)
Estação AFONSO ARINOS (antiga BARRA LONGA)

Visitei a alguns dias, esse ponto histórico da nossa região, que na minha opinião deveria estar sendo explorada para visitação, talvez uma EXPOSIÇÃO DE FOTOS.

Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema.

A estação foi aberta em 1911 com o nome de Barra Longa. O nome atual surgiu nos anos 1920 como homenagem a Affonso Arinos de Mello Franco, escritor e político mineiro.

É uma estação isolada em território fluminense entre várias estações mineiras. Foi por muito tempo também estação do ramal de Afonso Arinos, antiga E. F. Rio das Flores, que se ligava a Valença.

Logo que os trens deixavam a estação no sentido de Minas, os trilhos cruzavam o rio Preto, entrando em território mineiro definitivamente. O prédio atual, já sem nenhum ramal saindo dele há anos, não é mais o prédio original, tendo hoje linhas modernas.

O edifício original era de madeira e deve ter durado até os anos 1960: era do mesmo estilo de outras estações da Central.